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  • Carlos Augusto S. da Fonseca

Gênesis 3:15 - Parte 5: A Mulher e Sua Semente

Atualizado: 6 de abr.

A semente também são os filhos de Deus e a mulher é o povo de Deus - Esse é o sentido espiritual da primeira parte do versículo.


Introdução

Nos dois artigos anteriores, focamos a terceira parte do versículo de Gênesis 3:15, que trata de Jesus Cristo, o Enviado de Deus, e da sua obra na cruz do Calvário. Vimos que ele é a Semente da Mulher mencionado na profecia.

Neste artigo, vamos focar as duas primeiras partes do versículo e seus significados.

Nessa parte, a mensagem em linguagem figurada refere-se aos filhos de Deus, os quais também fazem parte da semente, porém no sentido espiritual, a partir da união com Cristo; e, nesse sentido, a mulher também passa a ser o povo de Deus.

Portanto, trataremos aqui das duas partes em destaque no versículo abaixo:


(1) E porei inimizade entre ti e a mulher,

(2) e entre a tua semente e a sua semente;

(3) esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gênesis 3:15)


Esse estudo será dividido nos seguintes tópicos

1. A Mulher como Mãe do Salvador

2. A Mulher como Povo de Deus

2.1. A Tipologia da Aliança do Casamento

3. Os Filhos de Deus e a Semente da Mulher.

3.1. A Humanidade e a Divindade do Salvador

3.2. Depois do Calvário, Os Pais se Tornaram Filhos

4. Resumo e Divisão do Versículo e Seus Significados

5. Aplicação

A Mulher como a mãe do Salvador

Em Gênesis capítulo três, lemos que a mulher foi enganada por Satanás e levou o seu marido à quebra da aliança com Deus junto com ela, e dessa maneira acabou sendo usada como instrumento para a queda de todos os seus descendentes. Porém também vemos que Deus não desprezou a mulher, pois, à vista do seu fracasso diante da sua responsabilidade perante os seus descendentes, o Senhor lhe deu o honroso papel de trazer ao mundo o Salvador dela, de seu marido e de todos os seus descendentes – o Salvador da humanidade.

A Eva, a representante de todas as mulheres, foi prometido um descendente que seria o Salvador da humanidade, e coube à jovem Maria a graça de trazê-lo à luz. Entretanto, o sentido profético da mulher no versículo é mais amplo, pois fala profundamente da natureza humana do Salvador, conforme veremos adiante.


A Semente da Mulher

Ao se referir ao Salvador como a semente da mulher, o versículo primeiramente deixa claro que ele nasceria da raça humana.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, desceu do céu e assumiu a forma humana, conforme Gálatas 4:4,5; João 1:14 e Filipenses 2:5-8. Chegado o tempo do cumprimento da profecia, ele nasceu de Maria, a jovem escolhida por Deus - Lucas 2:26-38 e 2:5-19; Mateus 1:16-25.

Jesus, na forma humana, é também representante da raça humana, por ser descendente de Adão e Eva. Por causa disso, ele pôde representar toda a humanidade* quando morreu na cruz, e com isso executou a justiça de uma só vez em favor de todos – Romanos 5:12 e 15-19.

*Conforme 1 Coríntios 15:45-47, Adão e Jesus Cristo são dois representantes da humanidade: Adão é o primeiro, e Cristo é o segundo.

Em resumo, a figura da mulher em Gênesis 3:15 aponta para a natureza humana do Salvador. Ele assumiu essa natureza para estar fisicamente entre os homens e para tomar o lugar deles na condenação na cruz, como seu representante, e tudo isso por amor e compaixão.


A Mulher como o Povo de Deus

No tópico acima, analisamos a abrangência humana dos significados da mulher e da semente da mulher em Gênesis 3:15. Neste tópico, veremos que a mulher, no mesmo versículo, tem também um sentido espiritual e significa o povo de Deus.

Esse sentido simbólico é encontrado em várias passagens do texto bíblico. Por exemplo:

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

2 Coríntios 11:2

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

Apocalipse 19:7,8

E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

Apocalipse 21:2

Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor.

Jeremias 3:20

E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor. ( ...) E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor. E acontecerá naquele dia que eu atenderei, diz o Senhor; eu atenderei aos céus, e estes atenderão à terra. E a terra atenderá ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e estes atenderão a Jizreel. E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!

Oséias 2:16-23


A Tipologia da Aliança do Casamento

Como visto nos versículos acima, o significado da mulher como povo de Deus é diretamente ligado à aliança do casamento. Essa aliança, por sua vez, representa a aliança de Deus com o seu povo, e, ainda, a aliança de cada homem e cada mulher com o Deus Criador.


E disse: Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti.

1 Reis 8:23


Os Filhos de Deus e a Semente da Mulher

Como visto, há uma mensagem espiritual no versículo, a qual não se refere à mãe terrena de Jesus nem se relaciona com o nascimento humano, mas sim com os filhos de Deus originados da obra de Cristo no Calvário. Nesse segundo aspecto que, como foi dito, é espiritual, Jesus não é proveniente de Adão, Abraão, Davi ou Maria: esses servos de Deus e todos os filhos de Deus é que são provenientes de Cristo.

Esse entendimento não era claro até o tempo em que o Salvador veio ao mundo.


A Humanidade e a Divindade do Salvador

Jesus é descendente de Davi, porém existe antes de todos e é maior do que todos. Ele é Senhor de toda a Criação, Deus Todo-Poderoso, que estava com o Pai na glória.

Entretanto, antes do nascimento de Jesus e da sua manifestação como Salvador em Israel, os judeus normalmente enxergavam apenas o sentido humano da genealogia do Ungido prometido e tinham pouca noção da sua autoridade e da sua missão divina e espiritual como Salvador de toda a humanidade.

Cabe aqui uma observação acerca das genealogias no Israel antigo: havia uma hierarquia na linhagem das famílias, isto é, os primeiros eram maiores do que os últimos. Dessa maneira, Abraão era maior do que Judá ou Levi, e Judá era maior do que Davi, e assim por diante (Hebreus 7:4-7).

Certa vez Jesus perguntou aos fariseus sobre a autoridade do Cristo e eles não puderam responder.


⁴¹ E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus,

⁴² Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.

⁴³ Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:

⁴⁴ Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?

⁴⁵ Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?

⁴⁶ E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.

Mateus 22:41-46

A hierarquia existente na genealogia terrena de Jesus Cristo não se aplica a ele mesmo, porque ele é antes de todos, pois estava na glória com o Pai antes da fundação do mundo. Veja os versículos a seguir:


⁵⁶ Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.

⁵⁷ Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?

⁵⁸ Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

João 8:56-58


²⁸ Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.

²⁹ Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.

³⁰ É necessário que ele cresça e que eu diminua.

³¹ Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.

João 3:28-31


¹⁵ E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo,

¹⁶ Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

¹⁷ Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.

Lucas 3:15-17


Depois do Calvário os Pais se Tornaram Filhos

Como visto mais acima, a expressão terrena da genealogia do Salvador foi necessária para que ele fosse representante da raça humana e para dar cumprimento às Escrituras, porém ela foi algo provisório até que chegasse o tempo em que o Salvador daria a sua vida em favor de todos os pecadores.

Embora provisória, o seu resultado é eterno, a sua abrangência é desde o tempo de Adão até o fim dos tempos, e o seu propósito final foi transformar em filhos de Deus, santos e eleitos, a todos os que creem em Deus e temem o seu nome por meio de Jesus Cristo. Quando Jesus morreu na cruz e bradou que estava consumado, tudo mudou para o ser humano desde a eternidade.

Portanto, aqueles que antes eram considerados ascendentes terrenos do Salvador Ungido, desde Adão até Maria, sua mãe, agora são conhecidos como filhos de Deus, irmãos adotivos e servos do Senhor Jesus, o Filho de Deus. Como escreveu o apóstolo Paulo:


¹⁶ Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.

¹⁷ Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

2 Coríntios 5:16,17


Agora, em Cristo, os pais passaram a ser filhos. Como está escrito no Salmo 45:13-16, em especial o versículo 16:


¹³ A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.

¹⁴ Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.

¹⁵ Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.

¹⁶ Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.

Salmos 45:13-16


Resumo e Divisão do Versículo e Seus Significados

Pelo exposto acima, a palavra “mulher” em Gênesis 3:15 fala primeiramente da natureza humana do Salvador, com o propósito de ser um representante da raça humana a fim de morrer por todos, e também de estar entre os homens para que conheçam o amor de Deus. Em sentido específico, anuncia que o Salvador nasceria de uma mulher, o que se cumpriu na pessoa de Maria, a jovem serva de Deus.

No sentido espiritual, o termo “mulher” fala do povo de Deus e da sua aliança com ele.

Nesse aspecto, o povo de Deus é o resultado da obra de Cristo no Calvário, porque todos pecaram e se tornaram culpados, mas a morte de Cristo provê o perdão para o pecador arrependido e o livramento da condenação, desde Adão em diante.

Desses significados estudados, temos a seguinte distribuição pelo versículo:


(1) E porei inimizade entre ti e a mulher – A mulher aqui significa o povo de Deus, ao qual Deus dá poder para combater as forças do mal pela fé até que Cristo volte.


(2) e entre a tua semente e a sua semente – A semente da mulher aqui significa os filhos de Deus. A mulher ainda significa o povo de Deus.

(3) esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. – Nesta parte do versículo, a semente da mulher tem o sentido específico do Ungido, Jesus Cristo, nascido de mulher, e a mulher tem o sentido humano, como visto nos primeiros tópicos deste artigo.


Aplicação

Para aplicarmos o estudo feito até aqui, podemos primeiramente indagar: por que a profecia da obra de Cristo no Calvário foi colocada no fim do versículo e a figura do povo de Deus aparece no início? A resposta tem a ver com tempo de Deus e propósito.


(1) Primeiramente, essa distribuição expressa uma demora; ela indica que a vinda do Salvador não seria imediata, mas seria um acontecimento futuro para as gerações antigas.


(2) Em segundo lugar, ela fala que a salvação em Cristo não começa somente depois da sua morte na cruz, mas que o mistério de Cristo, embora só tenha sido revelado naquela época, abrange todas as pessoas que creram, se arrependeram dos seus pecados e esperaram a vinda do Ungido prometido por Deus no Éden - todos, desde Adão e Eva até os dias atuais.


³ Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;

Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,

O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;

A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;

Efésios 3:3-6


¹² Todavia Deus é o meu Rei desde a antiguidade, operando a salvação no meio da terra.

Salmos 74:12


(3) Em terceiro lugar, a expectativa da vinda do Salvador deveria gerar nos antigos a necessidade de viverem uma vida em santificação e fidelidade a Deus, na esperança do cumprimento da promessa de Deus, para que a obra futura do Salvador, mesmo que ainda não revelada naqueles tempos, fosse proveitosa para eles.


De maneira semelhante, nós, que já temos a revelação do plano de Deus e do seu Filho Jesus Cristo, também aguardamos o cumprimento da promessa da sua vinda, pois o Senhor Jesus prometeu voltar para buscar o seu povo, e então estaremos para sempre com ele.

Quem vive na esperança dessa promessa também deve guardar os mandamentos do Senhor Jesus Cristo, viver pela fé sem se contaminar com este mundo, suportar as aflições com paciência e glorificar a Deus com as boas obras que ele preparou para que andássemos nelas.

Estudo em Gênesis 3:15.

Este estudo está sendo feito em oito partes. Clique nos links abaixo para acessar os capítulos.

Gênesis 3:15 - Parte 5: A Mulher e Sua Semente



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