(1) E porei inimizade entre ti e a mulher, e (2) entre a tua semente e a sua semente; (3) esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15.
A derrota do mal que paira sobre a humanidade.
Como vimos em posts anteriores, Gênesis 3:15 é uma profecia da vinda do Salvador e ao mesmo tempo uma promessa de vitória para Adão e Eva e seus descendentes, isto é, para toda a humanidade. Vimos também que a mensagem é falada em metáforas.
Quem é a serpente na metáfora de Gênesis 3:15? Conforme já visto no post Gênesis 3:15 - Parte 2: A Serpente, ela é Satanás, o inimigo de Cristo e da raça humana. Por obra dele, Adão e Eva foram tentados e, por decisão própria, eles rebelaram-se contra Deus e contra a aliança celebrada com ele, o que os sujeitou à morte, e também a toda a sua descendência, com reflexo em toda a Terra - na natureza e na sobrevivência do ser humano.
Desde então, a morte e o mal pairavam sobre todos os seres humanos. Satanás, com a sua astúcia, engana os homens para que eles se afastem de Deus e permaneçam no pecado e na condenação.
A profecia de Gênesis 3:15 aponta para a derrota de Satanás por meio da semente da mulher: por este a cabeça da serpente seria esmagada. Isso também significa para Adão e Eva a extinção do mal que sobreveio a eles e a todos os seus descendentes.
Ora, ninguém mais pôde vencer o diabo a não ser Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele é a semente da mulher, como será visto a seguir.
A semente da mulher.
No texto hebraico, a palavra traduzida como semente é zer’a (זֶרַע), cujas traduções podem ser: semente; grão; sêmen, esperma; filho, descendente; época de plantio (dicionário Hebraico Pro).
No contexto de Gênesis 3:15, zer’a pode significar semente, descendente e filho. Cabem também as traduções descendência e posteridade.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15 Almeida Corrigida Fiel
Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". Gênesis 3:15 Nova Versão Internacional.
Na situação em que Adão e Eva se encontravam, a "semente da mulher" significava para eles um Salvador, um descendente deles que derrotaria o mal pelo poder de Deus. Era uma promessa de redenção da humanidade, a qual ficou sujeita à morte por causa da decisão que o casal havia tomado.
No contexto geral das Escrituras e do plano de Deus revelado, a “semente da mulher” é o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus que desceu do céu e encarnou a fim de apresentar-se como um representante da raça humana e realizar a sua redenção.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei - Gálatas 4:4
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. Gálatas 3:8
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Gálatas 3:16
A Humanidade de Cristo e a Linhagem Santa
A partir da profecia e revelação de Deus, Adão e Eva, e seus descendentes, passaram a esperar a chegada do Salvador e a viver pela fé na redenção prometida por Deus.
Em Sete, filho de Eva, iniciou-se a linhagem santa do Salvador. Dela fizeram parte, entre outros, Noé, Sem, Abraão e Davi (Gênesis capítulos 5 e 11 e Mateus capítulo 1).
Todos esses foram pessoas escolhidas por Deus para renovar, ao longo dos anos, a promessa feita no Éden acerca da vinda do Salvador, até que ele chegasse ao mundo no tempo determinado por Deus.
As profecias das Escrituras, confirmadas no Novo Testamento, dizem expressamente que o Ungido de Deus (Messias, do Hebraico, e Cristo, do Grego), além de nascer de uma mulher (Gênesis 3:15 e Gálatas 4:4), nasceria:
da descendência de Abraão (Gn 22:18 e Gálatas 3:16),
da Tribo de Judá (Gênesis 49:10-12 e Apocalipse 5:5) e
da família de Davi (II Samuel 7: 12, 13; Salmo 132:11 e Lucas 1:27,31-33).
E para encerrar a lista dos nomes eleitos que compuseram a linhagem do Messias, Deus escolheu a jovem Maria, da qual nasceu o Salvador.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Lucas 1:30-33
A encarnação do Salvador foi um milagre de Deus. Por meio dela o Salvador veio ao mundo e tornou-se representante da raça humana, para que pudesse realizar a redenção dela como a semente da mulher, conforme prometido a Adão e Eva em Gênesis 3:15:
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:18-23
BIBLIOGRAFIA
<https://www.bibliaonline.com.br/acf/index> Bíblia Almeida Corrigida e Fiel. Consulta em 18/12/2020.
<https://www.bibliaonline.com.br/nvi/index> Bíblia Nova Versão Internacional. Consulta em 18/12/2020.
<https://www.hebraico.pro.br/dicionario/qdrsdic.asp> Dicionário Hebraico Pro. Consulta em 15/12/2020.