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Carlos Augusto S. da Fonseca

Gênesis 3:15 - Parte 2: A Serpente

Atualizado: 6 de abr.



E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15

Vimos no post anterior que o texto de Gênesis 3:15 é uma parábola profética. Vamos entender o significado de cada figura a fim de entendermos o conteúdo e o propósito da mensagem. Neste post vamos analisar a figura da serpente.


O discurso

A fala da profecia é direcionada à serpente, conforme Gênesis 3:14,15 (versículo 14: “Então o Senhor Deus disse à serpente…”).

Os personagens são a mulher, a serpente, a semente da mulher e a semente da serpente, além do próprio Deus.

O que se diz na profecia:

  • Deus porá inimizade entre a serpente e a mulher;

  • Deus porá inimizade entre a semente da serpente e a semente da mulher;

  • A semente da mulher ferirá a cabeça da serpente;

  • A serpente ferirá o calcanhar da semente da mulher.

De quem o texto fala?

Primeiramente a palavra é direcionada à serpente (Gênesis 3:14,15). Conforme explicado no último post, essa mensagem é dita por metáfora, portanto, não se trata, em última instância, do réptil venenoso, mas de um ser astuto e maligno, figurado por aquele réptil.

Quanto às sementes da mulher e da serpente, veremos nos próximos posts a que pessoas se aplicam. Primeiramente, então, vamos analisar as figuras da serpente e do seu veneno.


A serpente.

A Bíblia, como um livro único e coeso [1 ], deve explicar-se a si mesma, e por isso encontraremos o entendimento da metáfora da serpente em outras partes do seu texto.

A serpente é identificada em Apocalipse 12:10 e 20:2 como o Diabo, Satanás, acusador dos filhos de Deus, enganador de todo o mundo, também figurado como o grande dragão e a antiga serpente (abaixo, palavras sublinhadas nos versículos).


E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. Apocalipse 12:9,10
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:1-3.

Satanás, a antiga serpente.

Na identificação de Satanás como a antiga serpente, em Apocalipse, a palavra antiga faz referência ao início de tudo, quando esse ser usou uma serpente como instrumento no jardim do Éden para falar com Eva e enganá-la. A mesma palavra também faz lembrar que por todo o tempo, desde Eva, o Diabo é aquele que vem lutando contra a humanidade, até o dia em que ele será totalmente contido.

O texto de Apocalipse mostra que a ação de Satanás sobre os habitantes da Terra não é absoluta e que ela terá o seu fim no tempo determinado (Apocalipse 20:1-3 e 7-10).


O veneno da serpente

O seu veneno tem como efeito a morte do ser humano. O sentido figurado do veneno é o pecado, que tem a capacidade de causar tanto a morte física quanto a espiritual.

A decisão de pecar é do ser humano, por isso ele é o responsável diante de Deus por seus atos; porém o propósito do acusador é levar os homens a afastarem-e de Deus e para isso ele usa o engano e a tentação (Apocalipse 12:9,10), a fim de que pequem. Dessa maneira, as figuras da serpente e do seu veneno estão intrinsecamente ligados à tentação e ao pecado.

Isso é perceptível na sequência Números 21:5-9; João 12:3-33; Gálatas 3:13; e 2 Coríntios 5:21. Por esses versículos vemos que a serpente levantada por Moisés no deserto é uma figura de Cristo, o qual assumiu na cruz o nosso pecado e por causa dele sofreu a justiça de Deus em nosso lugar, para que todos os que nele cressem pudessem ser perdoados. Portanto, a serpente também representa o pecado; e o seu veneno, a destruição e morte causadas pelo pecado.


O que é o pecado

Em uma primeira abordagem, na sua forma visível, o pecado pode ser entendido como todo ato que o ser humano pratica, de maneira consciente e dolosa, que é contrário à justiça e ao amor de Deus, e cujo efeito é o mal contra o próximo. É o que alguém poderia entender de Isaías 1:16-18 em uma leitura mais superficial.

Mas, em uma abordagem mais espiritual, o pecado, na sua essência, é algo que habita no ser humano e constitui-se em uma disposição para afastar-se de Deus e para, no caminho inverso, buscar coisas que satisfazem somente a si mesmo, como o prazer, a cobiça, a vingança, a fama, o poder, a riqueza, e coisas semelhantes - Marcos 7:20-23.

Assim, a prática do mal pelo homem é consequência de ele afastar-se de Deus. A solução é o retorno para Deus em primeiro lugar (Isaías 55:6,7).

A prática de uma religião sem uma mudança interior não é suficiente para mudar esse quadro (Isaías 29:13). Essa foi a essência do que Jesus ensinou no sermão do monte, nos capítulos cinco a sete do Evangelho de Mateus. A mudança depende de um retorno ao Criador, de quem se origina todo o bem - o amor ao próximo, a bondade, a justiça, a paz, a segurança, e tudo o mais que vem de Deus. Ele mesmo opera a transformação no interior do homem (Tito 2:11-12; 3:3-4).

O pecado causa destruição, em maior ou menor intensidade, tanto à pessoa que o pratica quanto aos que lhe são próximos. A sua consequência sobre o pecador é tribulação, falta de paz, mortes física e espiritual e o sofrimento do julgamento divino (Romanos 2:4-11; 3:23; 6:23; Isaías 1:28). Assim o pecado é figurado na metáfora como o veneno da serpente.


A Promessa de Redenção

A situação de Adão e Eva era ruim, para eles e sua descendência. Eles haviam decidido viver por seus próprios caminhos, sem a obediência devida ao Criador e sem compromisso com a sua justiça, e por seu ato de rebelião contra Deus assumiram as consequências do seu pecado: a morte.

Eles e seus descendentes, toda a raça humana, estavam condenados à morte - (isso se reflete em todos nós, descendentes de Adão e Eva) - Romanos 5:12.

A intervenção divina veio em seu favor por meio de uma nova aliança, pela qual Deus enviaria um Salvador nascido da própria raça humana.

Essa é a promessa feita por Deus em Gênesis 3:15, registrada na última parte do versículo: o Salvador esmagaria a cabeça da serpente. Ou seja, Ele desfaria a obra de Satanás realizada contra a humanidade, a qual levou todos à condenação de morte.

A vinda do Salvador passou então a ser a esperança de Adão e Eva e dos homens desde aquela época, até que ele nasceu na cidade de Belém, em Israel - Lucas 2:10,11; João 1:29.



 

NOTAS

[1] Apesar de as Sagradas Escrituras serem uma composição de sessenta e seis livros escritos por cerca de quarenta escritores diferentes, cuja escrita se deu em lugares, épocas e circunstâncias diferentes, o seu texto forma uma unidade perfeita e coesa, e seus escritos não se contradizem. Mesmo que se verifiquem pequenas diferenças no campo bibliográfico (traduções, variantes, etc.), a sua mensagem é consistente e verdadeira. Essa certeza é decorrente de ser a Bíblia a Palavra de Deus, cujos escritores foram homens santos inspirados por Deus (2 Pedro 1:19-21) e cuja mensagem e sua transmissão são bem cuidadas por Deus (Jeremias 1:12).



BIBLIOGRAFIA

<https://www.bibliaonline.com.br/acf/index>. Bíblia Almeida Corrigida Fiel. Consultado em 05/12/2020


 

Este estudo é feito em oito partes. Clique nos links abaixo para acessar os demais capítulos.







Gênesis 3:15 - Parte 7 - As Inimizades como Confronto Espiritual (em elaboração)

Gênesis 3:15 - Parte 8: Resumo e Conclusão (em elaboração)
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