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Carlos Augusto S. da Fonseca

Gênesis 3:15 - Parte 1: Introdução

Atualizado: 6 de abr.




E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15

Nesta série sobre a profecia de Gênesis 3:15, vamos analisar as diversas partes do versículo e seus significados para, no último post, concluirmos com a interpretação integral do versículo. A mensagem é dita em parábola, pois menciona coisas terrenas porém o seu significado e a sua mensagem são espirituais.


A Linguagem de Deus.

Deus fala de muitas maneiras (Hebreus 1:1). Uma das linguagens usadas por Deus é a profecia enunciada por meio de metáforas e parábolas.


Por exemplo, em Isaías 20:1-4, o profeta anda por três anos nu e descalço como sinal da profecia contra a Etiópia e o Egito, pois seria isso que aconteceria com os homens desses países quando o rei da Assíria os levasse cativos.


Em Ezequiel 4:1-17 Deus manda o profeta Ezequiel profetizar ao povo e usar elementos do dia-a-dia como figuras da realidade que estava para acontecer. Por exemplo, o profeta construiu uma maquete que demonstrava o cerco que aconteceria contra Jerusalém; nessa mesma profecia, para falar dos muitos anos relativos ao que era dito de Israel e Judá, ele permaneceu amarrado e deitado por muitos dias; cada dia representou um ano.


Em Ezequiel 24:15-24,27 Deus manda o profeta Ezequiel falar ao povo por parábolas e usar como figuras alguns objetos e algumas ações normais, do dia-a-dia, e outras anormais. Nesse mesmo capítulo Ezequiel perdeu a sua esposa mas não ficou de luto, como sinal da profecia. Os homens do povo quiseram saber o significado de tudo aquilo e então Ezequiel lhes entregou a mensagem da parte de Deus.


O propósito daquelas profecias era que as pessoas se arrependessem dos seus pecados, pois tudo o que estava para acontecer era consequência das suas maldades.


Alguns falsos profetas até imitaram esse tipo de linguagem, como em 1 Reis 22:10-14.


Temos também como exemplo o tabernáculo, o sacerdócio levítico, a lei e os sacrifícios. Todos esses são elementos da vida real dos judeus nos tempos históricos, mas foram transitórios e apenas figuras da realidade espiritual em Cristo, conforme se lê na carta aos Hebreus.

No Novo Testamento há muitos exemplos de parábolas e metáforas ditas por Jesus. O apóstolo Paulo também usou muitos metáforas em suas cartas. No restante do Velho Testamento também há parábolas e metáforas, mas no presente post destacamos acima algumas passagens bíblicas em que o elemento terreno não é apenas falado, mas colocado concretamente e vivido pelos profetas diante dos ouvintes e testemunhas da profecia.


Por que Deus usa essa linguagem?

Por causa da sua importância para a vida dos ouvintes, a mensagem deveria ser lembrada e retransmitida. Portanto, um dos motivos para o uso de tal linguagem é que a associação da mensagem de Deus com elementos conhecidos do dia-a-dia pelo povo torna-a mais prática na sua transmissão dentro das famílias aos seus descendentes; essa associação é também uma estratégia mnemônica, isto é, uma maneira de fazer com que a mensagem não seja esquecida com o passar do tempo, pois tanto a imagem mental quanto a visão diária dos objetos e dos fatos no dia-a-dia fazem lembrar a mensagem recebida.


A Mensagem Profética de Gênesis 3:15

O texto de Gênesis 3:15 utiliza situações e fatos reais e terrenos, como a serpente, a picada traiçoeira da serpente, o fato de que os homens a matam com pancada na cabeça, o descendente da mulher, etc.

Apesar de conter apenas elementos terrenos em seus termos, a mensagem desse texto deve ser entendida por meio dos significados simbólicos por trás desses elementos. Eles são usados como metáfora ou parábola para a transmissão da mensagem profética.

Observemos o versículo:

  • E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.


A mensagem é composta de três partes, conforme a divisão do versículo, abaixo :

  • Primeira parte: E porei inimizade entre ti e a mulher,

  • Segunda parte: e (porei inimizade) entre a tua semente e a sua semente;

  • Terceira parte: esta (a semente da mulher) te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar


O texto é uma parábola profética que fala, em primeiro lugar, da vitória prometida a Adão e Eva e aos seus descendentes em relação à queda que toda a humanidade sofreu por causa da decisão deles. Essa vitória viria por meio do seu descendente. Fala também da guerra espiritual que aconteceria até a vinda do descendente prometido e das dificuldades sofridas pelos homens até a vitória final.


Veremos em próximos posts que o descendente é Jesus Cristo, o Salvador da humanidade, e que esse texto equivale à mensagem do Evangelho.

Veremos também que a figura da serpente refere-se ao tentador e que a batalha espiritual maior acontecerá no período da Grande Tribulação, quando o Salvador virá como Juiz e prenderá Satanás com correntes.



BIBLIOGRAFIA

<https://www.bibliaonline.com.br/acf/index>. Bíblia Almeida Corrigida Fiel. Consultado em 24/11/2020.


 

Este estudo está sendo feito em oito partes. Clique nos links abaixo para acessar os demais capítulos.







Gênesis 3:15 - Parte 7: As Inimizades como Confronto Espiritual (em elaboração)


Gênesis 3:15 - Parte 8: Resumo e Conclusão (em elaboração)

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