E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15.
Nesta série sobre a profecia de Gn 3:15, estamos analisando as diversas partes do versículo e seus significados para, no último post, apresentarmos a mensagem como um todo.
A mensagem contém metáforas que não são difíceis de entender.
No post de Introdução falamos sobre o porquê do uso da linguagem simbólica nos textos bíblicos e, nos posts seguintes, falamos da serpente e da semente da mulher, dois personagens da profecia de Gn 3:15. Neste post vamos analisar esta parte do versículo:
"… esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar". Gn 3:15c.
No contexto, o versículo diz o seguinte:
"esta (a semente da mulher) te ferirá a cabeça, e tu (a serpente) lhe ferirás o calcanhar". São duas predições:
a semente da mulher ferirá a cabeça da serpente
a serpente ferirá o calcanhar da semente da mulher.
A promessa mais clara nesse versículo diz que a Semente da mulher (Jesus Cristo – veja o post Gênesis 3:15 - Parte 3: A Semente da Mulher) ferirá a cabeça da serpente (Satanás – veja o Gênesis 3:15 - Parte 2: A Serpente).
Essa é uma profecia de mais de seis mil anos, dita para Adão e Eva como uma promessa de vitória à humanidade. Ela tinha um peso muito grande para os ouvintes da época. Para eles, cujos pais foram expulsos do jardim do Éden e cuja terra fora amaldiçoada, a expressão “ferir a serpente na cabeça” significava destruir o Enganador, Satanás, e todo o mal que sobreveio a Adão e Eva e a todos os seus descendentes – a toda a raça humana. Eles entenderam que isso se cumpriria por meio de um descendente da mulher, isto é, por um Escolhido nascido da raça humana. Eles somente precisariam crer e viver uma vida voltada para Deus, na esperança do cumprimento da abençoada profecia.
Entretanto, o sofrimento e a morte do Escolhido, que se podia vislumbrar na profecia, não estavam muito claro para eles. Mesmo os profetas posteriores não tinham total entendimento sobre isso (Hebreus 9:39,40; 1 Pedro 1:9-12), até mesmo os discípulos de Jesus (Marcos 9:30-32), até que se cumpriu a profecia em Jesus Cristo, e então todos os seus discípulos puderam entender o plano de Deus (Lucas 24:25-27, 44-48).
Como se Cumpriu a Profecia em Jesus Cristo
A mensagem de Gênesis 3.15 é o resumo e o vislumbre do próprio Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, isto é, é a mensagem do amor de Deus pela humanidade ao enviar seu único Filho, que desceu do céu e nasceu como um ser humano, para sofrer a condenação no lugar de todos os homens ao morrer na cruz. Quando ele ressuscitou ao terceiro dia, foi decretada a derrota do mal e do poder do pecado sobre os homens. Só é necessário que creiam e vivam uma nova vida direcionada para Deus.
Com o conhecimento do Evangelho, se pode entender que os elementos da parte final de Gênesis 3.15 falam de uma só coisa: a morte de Jesus na cruz em favor dos homens e a sua ressurreição ao terceiro dia em triunfo contra o mal, a morte, o pecado e o Tentador.
Vejamos o cumprimento da profecia.
1. "... este te ferirá a cabeça"
No sentido literal, é assim que alguém mata uma serpente. A mensagem, porém, não foi literal, e sim uma parábola para Adão e Eva, pois eles sabiam que o seu inimigo não era a simples serpente, animal rastejante, mas sim um ser espiritual que os tentou para o mal.
Ao darem ouvidos ao Enganador e Tentador, Adão e Eva quebraram a aliança com Deus para conduzirem as suas vidas e as de seus descendentes por caminhos afastados de Deus, e o pecado, resultado desse tipo de vida, trouxe a todos a condenação.
O pecado passou a dominar a natureza humana, e por meio disso, Satanás passou a ter certo domínio sobre os seres humanos, isto é, sobre aqueles que não se voltam para Deus, e usa de todos os artifícios de engano e mentira para manter os homens na prática do pecado e afastados de Deus.
Jesus morreu no lugar dos homens pecadores; na cruz, ele proveu perdão e livramento da culpa. Lá na cruz, Jesus triunfou sobre as hostes espirituais da maldade para garantir aos homens a entrada no reino de Deus.
As Escrituras dizem que Jesus, pela sua morte e ressurreição, aniquilou o poder do diabo:
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; Hebreus 2:14
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1:17,18
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Colossenses 2:14,15
Sabemos que a antiga serpente, que é o Diabo, permanece na Terra, mesmo depois de ter sido derrotado e perdido a sua força, que era vinculada ao pecado e à morte. Assim, ainda se vê a sua influência na Terra por meio dos homens ímpios que executam a sua vontade – a fome, a guerra, os homicídios, a ganância, as injustiças e toda a sorte de males. Mas isso acontece apenas por um período de tempo, pois o Salvador ainda voltará fisicamente à Terra, dessa vez como Juiz, e as profecias dizem que então Satanás será preso por um tempo, antes da sua condenação final, e os ímpios serão aniquilados pelo Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Jesus Cristo
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:1-3
2. "...e tu lhe ferirás o calcanhar"
Essa é uma profecia da Paixão de Cristo: a traição, o julgamento e a crucificação. Tudo isso foi feito por homens usados por Satanás, o príncipe deste mundo. Vejamos os textos bíblicos, com destaques que demonstram a ação de Satanás na prisão e morte do Senhor Jesus.
E os principais dos sacerdotes, e os escribas, andavam procurando como o matariam; porque temiam o povo.
Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze.
E foi, e falou com os principais dos sacerdotes, e com os capitães, de como lho entregaria;
Os quais se alegraram, e convieram em lhe dar dinheiro. Lucas 22:2-5
E disse Jesus aos principais dos sacerdotes, e capitães do templo, e anciãos, que tinham ido contra ele: Saístes, como a um salteador, com espadas e varapaus?
Tenho estado todos os dias convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas. Lucas 22:52,53
Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
E dizia isto, significando de que morte havia de morrer. João 12:30-33
É importante ressaltar que, embora Satanás tenha agido na tentação e nas ações humanas que levaram à traição e à morte do Senhor, em última instância, foi o próprio Senhor quem deu espontaneamente a sua vida, e depois a retomou quando ressuscitou no terceiro dia:
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. João 10:15-18
Jesus, o Filho do homem, não voltou atrás diante do enorme e cruel desafio da humilhação e da morte, mas, ao contrário, foi até o fim para salvar a humanidade. Ele cumpriu decididamente a sua missão em favor dos pecadores, conforme Mateus 20:17-19; João 13:1; Marcos 14:33-36; João 18:3,10-11; Mateus 26:48-54; Filipenses 2:5-8.
Por que o Cristo precisaria morrer?
Para se cumprirem as profecias das Escrituras, em especial a de Gênesis 3:15: "tu lhe ferirás o calcanhar". Diversas outras profecias da Paixão de Cristo são encontradas no Velho Testamento, com destaque em Isaías capítulo 53 e no Salmo 22. Veja Lucas 24:26,27,44-47; Mateus 26:50-26.
Para demonstrar o imenso amor de Deus pelos seres humanos. João 3:16.
Porque assim aprouve a Deus em seu plano eterno.1 Coríntios 1:18-22; Mateus 11:25,26.
Para vencer o pecado e a morte na posição de representante da raça humana, em benefício da própria raça humana. Por isso Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio ao mundo e nasceu como homem – Deus entre os homens, o Emanuel. Pela encarnação, ele é a semente da mulher e o Filho do homem. Embora nunca tivesse pecado (Hebreus 4:15; João 8:46; I Pedro 1:18,19), ele, na missão para que veio, assumiu a culpa dos homens e o castigo que a eles caberia e morreu no lugar deles, pois todos pecaram e estavam condenados à morte – Romanos 3:23-26; Isaías 53:5; Colossenses 2:13,14; Romanos 8:3.
Para vencer e assumir todo o poder nos céus e na Terra. Filipenses 2:5-11.
Conclusão
A morte de Cristo na cruz para cumprir a promessa de um Salvador, feita por Deus, e para pagar o preço da redenção do pecador é inexplicável; somente pode ser entendida por meio da fé (Romanos 1:16-17) e da compreensão de quão grande é o amor de Deus (Efésios 3:17-19; Romanos 8:37-39).
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Isaías 53:5,6
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:11,12
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
BIBLIOGRAFIA
<https://www.bibliaonline.com.br/acf/index> Bíblia Almeida Corrigida e Fiel. Consulta em 18/12/2020.